terça-feira, 9 de novembro de 2010

crongrama modulo 2: Web 2.0

GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
 GERÊNCIA DE PROJETOS ESPECIAIS
 NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL VHA/RO 
formação Brasil UCA
Tutora: Mariza Mezabarba Vieira Fidelis 

Modulo 2: Web 2.0 “cidade dos emails”

 Gmail e lista de discussão          08/11/2010 a 21/11/2010

Atividade 2.1.

.
Vá para o site do [Image], faça login e clique em Escrever Mail.
O desafio aqui é enviar uma mensagem para o endereço eletrônico dos colegas da turma , com uma cópia carbono para o endereço marisa_vha@hotmail.com  e com uma cópia carbono oculta para marizalievha@gmail.com
Obs:O texto da mensagem deve ser  um relato de seu aprendizado no decorrer do Modulo 1. Quais as vantagens e desvantagens do Laptop educacional? Quais as  maiores dificuldades encontradas no módulo 1? De todo conhecimento adquirido no laptop Metasys qual mais te atraiu? Por quê?  Qual seria a primeira atividade você usaria com seus alunos usando o laptop? Reflita essas e outras questões que se achar necessário em seu relato:
 gmail


Atividade 2.2  

Examine a caixa de entrada de seu gmail e verifique as mensagens recebidas. Você verá uma mensagem/convite para participar da lista de discussão, criada para tua turma.
Aceite o convite para participar da lista de discussão clicando no link, que aparece na mensagem, e que inicia com http://groups.google.com.br/group/ e depois siga adiante. Navegue pelo grupo, procure encontrar a discussão criada pela tutora e participe.
Depois vá a Diário  e faça um comentário  sobre a experiência de participar dessa discussão e como usaria essa ferramenta com seus alunos.
Cidade dos Blogs

Diário 

Criação e alimentação de blogs
22/11/2010 a 28/11/201
     Atividade 2.3

Navegue  pela blogosfera para conhecer um pouco do mundo dos blogs. Selecionem alguns blogs dentre os listados abaixo e examinem o que oferecem. Para ajudá-los, nesta análise, oferecemos um roteiro.
Boteco Escola  - blog de professor onde ele reflete sobre temas ligados à educação, tecnologias e muito mais. Marcelo Tas - blog de jornalista que analisa com humor e acidez circunstâncias do dia-a-dia Meu Recanto - blog de uma professora do ensino fundamental e, atualmente, aluna de curso de pedagogia a distância Interdisciplinas Pead - blog de uma professora do ensino fundamental e, atualmente, aluna de curso de pedagogia a distância 

O mundo encantado de Cecília Meireles - blog com ênfase a poesias dedicadas às crianças Palavra Aberta - blog colaborativo que reúne textos de alunos de diferentes espaços geográficos Blogosfera Marli - conjunto de blogs mantidos por professora da rede pública Netescrita - blog da professora portuguesa Emília Miranda http://ucantevha.blogspot.com/  - blog doUCA/ NTE/VHA, ações e socializações do projeto UCA em Vilhena. Agora  você irá criar seu blog, onde irá alimentá-lo com as atividades relacionadas ao curso de formação UCA. 
Obs: Se tiver dúvida para criação e alimentação do Blog vá ao conteúdo do modulo e na cidade dos blogs tem vários tutoriais disponíveis. Vá ao Fórum “interação” e interaja com seus colegas sobre o uso dessa ferramenta na sala de aula.   .Blog   e Fórum  1 web 2.0

Estudo de caso

Estudo  de caso
29/11/2010 a 06/12/2010 
   Atividade 2.4                   

Que tal criar um blog colaborativo com seus alunos? Como fazer isso? Abra uma conta no gmail para ser usada pela turma e escolha uma senha que seja facilmente lembrada por todos.  Adicione  apenas o endereço de mail da turma e a senha.. Todos os alunos entrarão no blog, utilizando este endereço e a senha escolhida. Use-o com seus alunos na sala de aula. Não deixe de abrir os tutoriais que explicam passo a passo como fazer:
http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/tutoriais_narracao/configuracoes_blog.htmApós essa experiência faça um relato da mesma falando sobre o desenvolvimento da atividade desenvolvida. Poste no Portfólio Portfólio

0 comentários:

Postar um comentário